O verão é uma estação bonita, mas imprevisível, e é por isso que é importante fazer as malas se você pretende sair para o ar livre durante os meses de verão. Um estoque pronto de material de caminhada pode garantir que você e seus amigos de caminhada tenham o melhor dia possível nas montanhas. Fazer caminhadas com equipamentos e suprimentos insuficientes ou inadequados, no entanto, pode levar a ferimentos, acidentes e até mesmo incidentes de busca e salvamento em certas circunstâncias extremas.
Ao decidir o que você precisa levar em uma caminhada de verão, considere a distância e a duração da caminhada, a previsão do tempo para o dia e o local escolhido. Se você pretende fazer caminhadas especialmente longas e distantes, em um lugar muito remoto, ou durante um clima potencialmente inclemente, você vai querer trazer mais equipamentos, roupas, comida e água.
Se você é novo em caminhadas ou precisa de uma revisão detalhada dos itens essenciais da embalagem, continue lendo. A lista a seguir apresenta seis itens principais que você vai querer levar com você em qualquer caminhada.
Roupas Extras
Ao se preparar para uma caminhada, você deve antecipar o clima e outras condições ambientais que enfrentará e se vestir de acordo. Para uma caminhada de verão, você normalmente vai querer usar e levar roupas respiráveis e que absorvam a umidade. Calças com zíper também são uma opção útil para a temporada. Eles podem protegê-lo de picadas de insetos, arranhões e plantas venenosas, e você pode reduzi-los a shorts se ficar muito quente.
Meias ao ar livre de boa qualidade também são essenciais para manter seus pés protegidos e confortáveis durante a caminhada. Experimente um par de meias de compressão americanas para estimular a circulação nos pés e na parte inferior das pernas e evitar o inchaço e a dor. Se os pés suados são uma grande preocupação, as meias feitas com tecnologia de absorção de umidade são sua melhor aposta.
Mesmo se você pretende sair apenas durante o dia, geralmente é uma boa ideia trazer mais roupas do que você acha que vai precisar. Isso ajudará a mantê-lo seguro e confortável caso o tempo mude inesperadamente ou você de repente tenha que passar a noite ao ar livre.
Comida e água
Quando estão nas trilhas, muitas pessoas esquecem de beber bastante água. A desidratação, no entanto, aumenta significativamente o risco de doença de altitude. É por isso que é sempre bom ter garrafas extras de água à mão. Observe que a melhor maneira de evitar a desidratação é beber devagar e com frequência durante várias horas, em vez de beber tudo de uma vez.
Além disso, caminhar com uma mochila leve pode queimar centenas de calorias por hora. Isso significa que você provavelmente ficará com fome mais rápido em uma caminhada do que normalmente. Traga muitos lanches, especialmente alimentos salgados e doces que são ricos em sódio e calorias, pois eles ajudarão a repor a energia que você estará queimando. Granola, doces, barras energéticas e frutas secas são opções de alimentos altamente recomendadas para os caminhantes.
Equipamento de Navegação
Os mapas podem parecer um pouco antiquados, especialmente para os caminhantes mais jovens, mas ainda são a ferramenta de navegação mais confiável que você pode usar em uma caminhada. Afinal, os mapas são leves, portáteis e não dependem de baterias, cobertura de celular ou conectividade com a Internet para funcionar. Contanto que você saiba ler mapas físicos, poderá usá-los em qualquer lugar.
Os parques e reservas estaduais geralmente fornecem mapas gratuitos na entrada. Alternativamente, você pode adquirir mapas de trilhas do Serviço Florestal Nacional ou do escritório distrital do guarda florestal local.
Uma bússola e um altímetro são ferramentas úteis adicionais para ter à mão para ler com precisão o seu mapa. Certifique-se de examinar cuidadosamente o mapa antes de começar a caminhar e não se desvie das trilhas marcadas.
Capa de chuva
Em muitos estados, o clima de verão pode mudar drasticamente e sem aviso prévio. Ter proteção contra chuva à mão pode significar a diferença entre uma caminhada mais confortável e um caso desagradável de hipotermia. Uma capa de chuva impermeável ou uma jaqueta extra, por exemplo, pode ajudá-lo a resistir a uma chuva repentina de verão com facilidade. Também pode ser útil levar uma forma adicional de abrigo, como uma lona ou uma barraca, caso você fique preso em uma tempestade por um período mais longo.
Proteção solar
Não se deixe enganar pelas temperaturas frias que você aprecia nas montanhas. É muito mais fácil se queimar em altitudes elevadas do que em altitudes mais baixas. Isso ocorre porque a intensidade UV do sol aumenta à medida que você sobe. Portanto, onde quer que você escolha fazer caminhadas, certifique-se de levar chapéu, protetor solar e óculos de sol para a melhor proteção solar possível.
Um kit de primeiros-socorros
Entorses, cortes, bolhas e outros ferimentos leves são comuns em trilhas de caminhada, então você vai querer abrir espaço em sua mochila para um kit de primeiros socorros leve. Se você estiver caminhando com um grupo de pessoas, certifique-se de que cada pessoa tenha seu próprio kit. Dessa forma, eles podem se tratar caso se separem do grupo.
Seu kit de primeiros socorros deve incluir itens essenciais, como compressas de gaze, bandagens adesivas, desinfetantes, analgésicos e pomada para bolhas. Também é bom ter caneta e papel para comunicar sua situação com eficiência às equipes de resgate ou paramédicos em caso de emergência.
Cada caminhada é diferente, e certas condições podem exigir que você leve mais ou menos equipamentos. Mas, em geral, os fundamentos acima devem pelo menos fornecer uma base sólida para abordar seus preparativos. Com os suprimentos certos à sua disposição, você estará bem equipado para aproveitar ao máximo todas as suas aventuras ao ar livre.