O Great Ocean Walk, Victoria
A Great Ocean Road é justamente celebrada como uma das mais belas estradas costeiras do mundo. Mas ver o litoral dramático do sudoeste de Victoria passando pela janela do carro não faz justiça. Para uma experiência completa de som surround e ativação de todos os sentidos, você realmente precisa entender.
A Great Ocean Walk traça uma trilha de 110 km ao longo desta costa sensacional, desde o resort de praia de Apollo Bay até as pilhas de calcário encalhados no oceano dos 12 Apóstolos.
Suas atrações são numerosas demais para serem listadas, mas os destaques incluem um caleidoscópio de azuis oceânicos, as formas fantásticas da costa de calcário em ruínas e as manchas remanescentes da floresta tropical de Gondwanaland. Sem mencionar a abundante vida selvagem, especialmente coalas. Sempre olhe para cima.
Você vai querer permitir oito dias para percorrer a distância total. Vários operadores oferecem caminhadas guiadas ao longo de partes da pista, mas é relativamente fácil fazer DIY com um pouco de planejamento, como reservar acampamentos com antecedência (por menos de AUD $ 20 por noite). Ou você pode experimentar pequenas seções em caminhadas diurnas. O trecho Cape Otway até o Aire River serpenteia pelo parque nacional através de penhascos, dunas e, se preferir, um pequeno desvio para Rainbow Falls.
Minha caminhada curta favorita é a última etapa da pequena Princetown, no belo vale do rio Gellibrand, até os 12 apóstolos. São cerca de quatro horas de volta e vale cada passo. O famoso marco parece ainda mais impressionante da praia, onde você é ofuscado por suas enigmáticas formas de pedra. Programe seu retorno para o final da tarde, quando as colinas cor de esmeralda de Princetown ganham vida com os cangurus.
Trilha Three Capes, Tasmânia
Qualquer pessoa familiarizada com Game of Thrones reconhecerá esse cenário sombrio, bonito e estéril. As falésias de 300 metros, as mais altas do Hemisfério Sul, erguem-se sobre um oceano inóspito e lembram Pyke, a capital proibida das Ilhas de Ferro.
A comparação é adequada porque esta é indiscutivelmente a grande caminhada mais cinematográfica da Austrália, bem como uma das mais recentes, inaugurada em 2015. A trilha de 48 km atravessa charnecas, florestas tropicais e aqueles penhascos elevados, castigados por ventos ruidosos dos anos 40 e muitas vezes acompanhado por avistamentos de baleias, golfinhos e o estranho albatroz solitário.
É possível fazer a caminhada de forma privada, hospedando-se em pousadas de grife, mas a maioria vai sozinha. O Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia criou uma caminhada autoguiada (custo AUD $ 495 por pessoa) com acomodação durante a noite em cabines compartilhadas e instalações de cozinha para até 36 caminhantes. As partidas são cuidadosamente escalonadas para garantir que a trilha remota nunca pareça lotada.
Tudo o que você precisa fazer é levar comida e água suficientes e equipamentos apropriados para um clima de mercúrio que pode mudar do sol escaldante para a chuva forte em um piscar de olhos.
Às vezes, como empoleirado no topo das colunas de dolerito irregulares do Cape Pillar, parece que você está à beira do esquecimento. Realmente não há nada entre você e a Antártica, e é essa alegria de isolamento que define a Trilha das Três Cabos. Quaisquer pequenos inconvenientes causados pelo clima são logo esquecidos; a sensação de conquista e admiração permanece com você sempre,
A Trilha de Heysen, Sul da Austrália
A 746mi (1.200 km) Heysen Trail, batizada em homenagem ao artista Hans Heysen que imortalizou suas paisagens em tela, é uma caminhada épica ao longo da espinha do sul da Austrália que requer planejamento extensivo, mas oferece recompensas excepcionais.
A caminhada completa levaria até 60 dias para cobrir a costa do Cabo Jervis até o início da trilha ao norte no Desfiladeiro de Parachilna. Para mim, o ponto alto da trilha é a Cordilheira Flinders, um lugar mágico de colinas em forma de colmeia e serras antigas sagradas para o povo Adnyamathanha. É uma terra, como disse Heysen, de “céu azul duro e cores secas e quebradiças”.
De Wilpena Pound, um anfiteatro natural forjado espetacularmente em pedra, uma fatia de quatro dias da trilha segue para o sul através do Parque Nacional Ikara-Flinders Ranges por mais de 60 km para chegar à cidade de Hawker.
A rota variada, com uma trilha sonora de cigarras e pássaros, passa por estações solitárias de ovelhas, formações rochosas caprichosas e florestas de arbustos de boi, pinheiros nativos e eucaliptos vermelhos de rios retorcidos. Cangurus e emas são companheiros constantes; fique de olho também para echidnas, dragões barbudos e, se você tiver sorte, cangurus de rocha de patas amarelas raras.
Bookend de acampamentos simples cada dia. Você precisará carregar todo o equipamento com você – brindes, comida, barraca – o que, juntamente com seu afastamento, torna essa caminhada mais desafiadora do que a maioria.
Grande parte da trilha fecha para a temporada de incêndios florestais de verão. Planeje ir no meio do outono ou no meio da primavera, quando as temperaturas diurnas são amenas / quentes, mas as noites podem ser frias. Idealmente, você terá suas próprias rodas porque o ônibus de Adelaide só vai até Hawker, embora seja possível organizar transferências de lá. Consulte o site da trilha para obter todas as informações críticas, incluindo mapas detalhados para download no GPS ou no Google Maps.
Cape to Cape Track, Austrália Ocidental
Este caminho costeiro de 135 km entre o Cabo Naturaliste e o Cabo Leeuwin é como caminhar no fim da Terra, com avistamentos de baleias bônus no inverno e beleza indomável em qualquer época do ano. Imagine capas e promontórios de granito, falésias calcárias e cavernas labirínticas e extensões lânguidas de praias desertas.
A pista oferece vistas do Oceano Índico de todos os ângulos – no topo de promontórios, de praias ensolaradas ou vislumbradas através de florestas e cerrados – mas essas vistas têm um custo. Os caminhantes devem trazer bastante água (pelo menos dois quartos/litros por pessoa em caminhadas diurnas; o dobro para pernoite); proteção solar adequada (chapéu, óculos, protetor solar etc), kit de primeiros socorros, bem como material de acampamento e comida.
Existem quatro parques de campismo bem espaçados ao longo do percurso. Os operadores privados oferecem acomodações mais refinadas e, muitas vezes, serviços de transporte de e para a pista para os hóspedes.
O trabalho árduo completo pode levar uma semana ou mais para ser concluído, dependendo do seu nível de condicionamento físico. Partes dele são de grau quatro , para caminhantes experientes, mas para os menos resistentes é possível dirigir até os pontos de acesso e enfrentar seções mais simples, como o segmento de 11 milhas (18 km) de Yallingup a Moses Rock através de praias irresistíveis para nadar (cuidado com os surfistas em Injidup ).
A trilha serpenteia da ponta norte da região vinícola de Margaret River até a ponta sul, de modo que o conforto das criaturas nunca está longe.
A Trilha Larapinta, Território do Norte
O início da Larapinta Trail, na antiga Alice Springs Telegraph Station, é um lugar antigo e silencioso que dá o tom para esta passagem de 14 dias e 223 km pela Austrália Central. A rota segue as cordilheiras West MacDonnell, uma venerável cadeia de montanhas que já foi tão alta quanto o Himalaia, mas erodida ao longo do tempo para picos em escala humana.
Grande parte da jornada atravessa montanhas baixas e desfiladeiros através de rios e riachos do interior, com um cume final opcional do Monte Sonder de 4.524 pés (1.379 m), o cenário ideal para o nascer do sol.
Larapinta é dividida em 12 seções que variam em comprimento, desde um passeio de 9 km pelas falésias de quartzito onduladas de Ormiston Gorge até uma caminhada de 31 km pelo cênico, mas remoto Hugh Gorge, um oásis cercado de rocha vermelha.
É melhor caminhar entre abril e agosto (durante os meses de outono e inverno da Austrália) quando os dias são ensolarados e amenos. As trilhas no início de cada seção fornecem algum abrigo e instalações essenciais, como água e banheiros. Em vez de tentar ir sozinho (loucura total), é aconselhável contratar o suporte da trilha Larapinta Trail , que pode armazenar comida para você ao longo da pista, alugar equipamentos e organizar transferências de veículos.
Taxas de acampamento à parte, a caminhada era anteriormente gratuita, mas, no momento da redação deste artigo, a Comissão de Parques e Vida Selvagem do NT planeja cobrar taxas de caminhada a partir de março de 2022.
Muito elegante para mochila? A World Expeditions foi pioneira em caminhadas guiadas aqui em 1995 e oferece passeios abreviados de seis dias com acampamentos construídos especificamente e tudo cuidado.
K’Gari/Fraser Island Great Walk, Queensland
A Fraser Island foi oficialmente renomeada K’Gari em 2017 e o novo nome, que significa paraíso na língua dos guardiões Butchulla da ilha, é o ajuste perfeito. Este paraíso de 120 km no sul de Queensland é a maior ilha de areia do mundo, mas suas atrações vão muito além das belas praias (todos os 250 km).
O ecossistema único de K’Gari inclui dunas gigantes que se elevam a 787 pés (240m), lagos abundantes, florestas tropicais subtropicais e impressionantes exibições de flores silvestres na primavera e no verão.
A Great Walk é uma caminhada de oito dias, grau quatro, ao longo de 56 milhas (90 km) de trilhas principalmente arenosas que seguem os caminhos originais de Butchulla, antigas estradas de madeira e linhas de bonde. Existem inúmeros locais de importância para o povo Butchulla, incluindo monturos e árvores de cicatriz.
A maioria dos trechos serpenteia entre lagos e baías para que os dias comecem e terminem com um mergulho em águas cristalinas, uma das grandes delícias desta caminhada. Mas K’Gari é remoto e as instalações são escassas, então isso está longe de ser uma brincadeira.
Os caminhantes precisam BYO tudo, incluindo mapa e bússola (a cobertura de telefone celular é limitada), todos os alimentos e equipamentos de camping. Os acampamentos operados pelo Simple National Parks custam menos de AUD $ 7 por pessoa, por noite. É importante ressaltar que todos os resíduos – incluindo resíduos de banheiro – precisam ser levados com você. Um pequeno preço a pagar para manter este paraíso intocado.