São Paulo é uma enorme cidade multicultural, de ritmo acelerado, com arquitetura moderna e gótica, museus e incríveis exposições de arte de rua para serem exploradas. A cidade é um caldeirão de etnias com as maiores populações de japoneses, italianos e árabes que vivem fora de seus países de origem. Muitas outras nacionalidades europeias, africanas e asiáticas também chamam a cidade de lar.

De petiscos tradicionais brasileiros a pratos de lugares distantes, a diversidade cultural se reflete na oferta gastronômica diversificada de São Paulo.

São Paulo também tem a maior comunidade abertamente gay da América Latina, que sedia anualmente a maior parada do orgulho gay do mundo.

Explore o centro de São Paulo

Veja os prédios históricos e as ruas movimentadas do centro de São Paulo, onde a cidade foi fundada em 1554.

Dirija-se ao topo do edifício  Martinelli de 30 andares para uma vista de 360 ​​graus da cidade. Para subir, entre pela porta metálica na lateral do prédio, onde um funcionário o levará ao observatório – se tiver sorte, talvez seja a única pessoa lá.

Todos localizados no centro da cidade, admire a incrível arquitetura da Catedral da Sé, Teatro Municipal e Mosteiro de São Bento. Veja o edifício Copan em forma de onda, um dos edifícios emblemáticos de São Paulo e o maior edifício residencial da cidade. No topo há um restaurante, e o meio apresenta pratos locais brasileiros.

A vista do topo do Edifício Copan, Brasil. Foto de ckturistando no Unsplash
A vista do topo do Edifício Copan, Brasil. Foto de ckturistando no Unsplash

Faça compras e observe as pessoas no shopping Rock Gallery. Este templo de cultura alternativa foi construído nos anos 60, onde se tornou o ponto de encontro de muitos locais. Dentro, encontre lojas de música, estúdios de tatuagem e piercing, além de muitas lojas de roupas onde você pode encontrar camisetas e álbuns de bandas antigas de anos passados.

Veja as exposições de arte na Praça das Artes e, enquanto estiver por perto, caminhe pelo Viaduto do Chá para ver o Vale do Anhangabau. Cuidado com seus pertences enquanto caminha por aqui – esta área é conhecida por ser um pouco desonesta.

Cultura e comida japonesa

Entre  os 14 milhões de habitantes de São  Paulo vive o maior número de japoneses que vivem fora do Japão. Mais de 1,5 milhão de japoneses vivem no Brasil, e a maioria deles está em São Paulo. Sua cultura é evidente em toda a cidade em comida, arquitetura e arte.

Embora o nome do bairro japonês Liberdade se traduza em “liberdade” em português, este subúrbio já teve um passado sombrio. Foi aqui que muitos anos atrás, escravos fugitivos foram enforcados.

Hoje, portões torii japoneses vermelhos marcam a entrada das ruas, repletas de lanternas, lojas japonesas, bares e restaurantes que oferecem de tudo, de ramen a sushi.

Um portão torii marca a entrada de uma rua no bairro da Liberdade, em São Paulo. Crédito da foto: Getty Images/wsfurlan
Um portão torii marca a entrada de uma rua no bairro da Liberdade, em São Paulo. Crédito da foto: Getty Images/wsfurlan

Arte de rua em São Paulo

Existem várias áreas em São Paulo onde você pode encontrar exposições coloridas de arte de rua, uma das mais conhecidas é a Vila Madalena pelo Beco do Batman, um beco estreito repleto de obras de arte.

Bem ao lado da Vila Madalena fica o bairro de Pinheiros, onde também é possível ver inúmeras obras de arte. Se você estiver lá em um sábado, dirija-se à Praça Benedito Calixto para comprar nos mercados pop-up de bijuterias e antiguidades artesanais.

Caminhe pelas ruas do bairro Cambuci, onde você pode ver as primeiras obras dos famosos artistas Otávio e Gustavo Pandolfo.

Na zona norte da cidade, a Avenida Cruzeiro do Sul é considerada o primeiro Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo. Obras de arte gigantescas e impressionantes foram pintadas em pilares de concreto que sustentam viadutos e são outro ótimo local para ver o trabalho de artistas locais.

Vila Madalena

Depois de passear pelas ruas do bairro para ver a arte de rua, chegue à Praça do Por do Sol a tempo de assistir ao pôr do sol sobre a cidade. A praça fica perto do Tomie Othake, um museu de artistas nipo-brasileiros com arte abstrata em exposição. Se estiver com fome, ao lado do museu há uma hamburgueria chamada Vinil, onde os hambúrgueres são baratos e deliciosos.

Parque Estadual da Serra da Cantareira

Saia da cidade e entre no Parque Estadual da Serra da Cantareira. Faça um passeio de 30 minutos ao norte do centro da cidade até o Pico do Jaraguá e observe o pôr do sol sobre toda a cidade a partir de Pedra Grande.

O parque estadual é imenso e ainda guarda um resquício da Mata Atlântica. Faça uma caminhada no parque para ver cavernas rochosas naturais e vida selvagem local. Pergunte à sua equipe de hospedagem quais são suas trilhas favoritas e recomendações de vistas imbatíveis de São Paulo.

A estrada para o Pico Jaraguá, o ponto alto de São Paulo com vista para a cidade. Crédito da foto: Getty Images/Luciano_Marques
A estrada para o Pico Jaraguá, o ponto alto de São Paulo com vista para a cidade. Crédito da foto: Getty Images/Luciano_Marques

Bairro dos Jardins

Outro bairro que vale a pena explorar em São Paulo é o Jardins. Desça a Rua Oscar Freire para experimentar comida gourmet e pare para tomar um café. Caminhe mais alguns quarteirões até a Avenida Paulista. Aos domingos, essa rua fica fechada ao trânsito e vira a praia do Paulistano, onde todo mundo vai passear, andar de bicicleta, conhecer pessoas e se bronzear. Enquanto estiver na Avenida Paulista, pare no Conjunto Nacional para ver a Livraria Cultura, uma enorme livraria com um ótimo café dentro.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é imperdível na Avenida Paulista. O museu abriga muitas exposições de artistas famosos. A arquitetura do edifício é consideravelmente moderna em comparação com outros edifícios em São Paulo. Também dá a oportunidade de conhecer a Avenida 9 de Julho, via que liga o centro da cidade à zona sul de São Paulo.

Bem em frente ao museu, confira o Trianon Park, que é um ótimo lugar para relaxar ou dar um passeio.

Vida noturna em São Paulo

Um conhecido rapper local, Don L, disse uma vez: “Em São Paulo, todo dia é segunda, mas toda noite é sexta”.

Paulistanos (os paulistanos) têm três lugares favoritos para a vida noturna. Vila Olímpia para bares chiques, Rua Augusta para bares alternativos e baladas LGBTQ, e na Vila Madalena há bares em cada esquina. Para cinemas, dirija-se à Rua Augusta. No centro de São Paulo, o Café Piu Piu é um bar famoso para curtir música ao vivo.

Aos domingos, na Villa Madalena, você pode desfrutar de free jazz, comer algo em um dos food trucks e fazer compras nos mercados de rua pop-up.

Para os viajantes que desejam jogar até as primeiras horas da manhã, o Lions e o D-edge são dois dos clubes mais famosos da cidade. Nas noites de quinta-feira no Lions, eles tocam rock.

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *