Se você tivesse me perguntado há um ano sobre os países do mundo que eu queria visitar, duvido que a Ucrânia tivesse chegado ao top 100. A Ucrânia simplesmente não estava no meu radar de viagem. Na verdade, eu nunca tinha considerado isso. Até que… fui convidado para o casamento do meu cunhado.

Apenas alguns meses atrás, a Ucrânia passou por uma revolução . A Praça da Independência, no centro da cidade, tornou-se palco de vários tumultos, onde manifestantes e policiais perderam suas vidas.

Na época em que visitamos, o país tinha um presidente interino e a Rússia havia acabado de assumir o controle da Crimeia, então é claro que eu tinha minhas reservas em ir para um país politicamente instável. Na verdade , todos com quem falei tinham suas reservas e perdi a conta de quantas vezes as pessoas expressaram sua preocupação com a viagem, mas estávamos determinados a ir celebrar o casamento.

Com o FCO informando que era seguro o suficiente para visitar as regiões para onde estávamos indo, nosso grupo de nove pessoas voou para Kiyv  no final da tarde de uma quarta-feira. Tivemos quinta-feira para explorar a cidade, antes de fazer uma viagem de trem de três horas para Cherkasy na sexta-feira, onde o casamento estava sendo realizado. Conhecemos nossos anfitriões, meu cunhado e sua noiva (agora esposa) no President Hotel. O que eu não mencionei ainda, é que eu estupidamente esqueci minha câmera. Blogueiro de viagens falhou! Então, todas as fotos que você verá da minha aventura na Ucrânia são cortesia do meu iPhone 5.

Depois de uma mudança rápida, fomos jantar no Chachapuri, um restaurante georgiano bonitinho , batizado em homenagem ao khachapuri, um prato tradicional georgiano de pão recheado com queijo e ovo (acho que chachapuri é a grafia ucraniana-inglesa).

Jantar em Chachapuri 

O menu parecia delicioso, mas havia tanta escolha, eu não sabia por onde começar. Meu cunhado, que tinha comido lá antes, nos disse e cito ‘é um pouco como tapas’, então começamos a trabalhar pedindo alguns pratos cada. Optei por um pouco de vinho georgiano ao lado – o que foi muito bom, fico feliz em informar.

Primeiro foram alguns canapés cortesia do restaurante, com uma dose de chacha, um conhaque claro , ao lado. Com os braços levantados e um “Bud’mo” coletivo, bebemos nossos shots. Eu não tenho absolutamente nenhuma ideia do que as pastas vermelha e verde estavam em cima do pão, meu melhor palpite é carne moída (a vermelha) e algum tipo de conjunto de pinhão / manjericão (o verde) – embora eu possa estar completamente errado ! Eles eram agradáveis, não excessivamente saborosos, mas saborosos da mesma forma.

Quando a comida começou a chegar, logo percebi que poderíamos ter cometido um pequeno erro. Deliciosas saladas, bolinhos e carne em forma fálica e kebabs de cogumelos (com sabor melhor do que parecia) foram trazidos. Seguido por mais comida e mais comida, e mais comida.

Sim, a comida era como tapas, os pratos eram ótimos para compartilhar, mas eram grandes, tipo, do tamanho de uma refeição real. Ficou evidente que pedir três pratos cada um pode ter sido um pouco de erro de julgamento. No entanto, demos um bom passo. Saímos cheios até estourar, sob o feitiço do saboroso vinho georgiano e tudo por cerca de £ 10.

Minha sogra já havia estado na Ucrânia anteriormente e havia providenciado para que fizéssemos uma visita guiada privada a Kiyv (Kyiv) no dia seguinte. Então, logo após o café da manhã, fomos apanhados pelo nosso guia, Helen. Ao me conhecer, Helen nos disse que quando duas pessoas com o mesmo nome se encontram, elas podem fazer um pedido. Então eu fiz (não, não vou contar) e então fomos explorar Kiev em talvez um dia com o céu azul mais vibrante que eu já vi!

Enquanto dirigíamos, Helen nos contou como surgiu a cidade de Kiyv . Você sabia que a lenda diz que Kiyv  foi fundado por 3 irmãos chamados Kyi, Shchek e Khoryv ? Bem, agora você faz!

Aqui está o que vimos…

(Nota: este não é o tipo de post ‘ Ultimate Guide to Kiyv ‘ ou meu ‘ Top 10 Things to Do in Kiyv ‘. Foi exatamente o que eu fiz. Mas eu gostei e tenho certeza que a maioria das pessoas também! )

O Museu da Grande Guerra Patriótica

Nossa primeira parada foi o Museu da Grande Guerra Patriótica. O museu presta homenagem aos heróis da guerra germano-soviética . Veículos e equipamentos do exército estão em exibição, juntamente com estátuas gigantes que retratam o povo da Ucrânia durante esse período, tanto soldados quanto civis.

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *