Estereótipos à parte, a Holanda não é só fumaça de maconha e luzes vermelhas. De cidades históricas a campos de cores exuberantes, este pequeno país possui uma grande quantidade de tradição, cultura e charme incomparável.
Quando se trata da Holanda, muitos viajantes não pensam além de Amsterdã, e muitos desses visitantes não se aventuram além das atrações turísticas do Centro Antigo. Mas este pequeno país tem muito mais a oferecer, bem como algumas nuances culturais que são úteis para entender. Antes de partir em sua viagem para as planícies, aqui estão algumas coisas para se ter em mente.
- Barreira linguística na Holanda
- Reservar com antecedência
- Cafés em Amsterdã
- Tranque sua bicicleta
- O Distrito da Luz Vermelha
- Fotografando o Distrito da Luz Vermelha
- Cidades fora de Amsterdã
- franqueza holandesa
- Comprando um cartão OV-Chip
- Ciclovias na Holanda
1. Os falantes de inglês não precisam se preocupar com a barreira do idioma
Os holandeses ganharam o direito de se gabar de falar o melhor inglês (como segunda língua) na Europa, derrubando os suecos e dinamarqueses do primeiro lugar.
Não tenha medo de pedir indicações, recomendações ou apenas bater um papo em inglês. Quase todos os habitantes locais, especialmente em Amsterdã, falam um pouco de inglês e aproveitam a chance de praticar e mostrar suas habilidades.
Ao dizer isso, aprender algumas frases-chave como Dankjewel (obrigado) e Goedemorgen (bom dia) nunca é uma má ideia e ajudará você a quebrar o gelo com os locais.
Além disso, você já deve saber mais do que pensa, graças a uma quantidade surpreendente de holandês vindo diretamente do inglês.
2. Reserve com antecedência
Reservar com antecedência pode evitar dores de cabeça, especialmente se você estiver viajando para Amsterdã durante a alta temporada (entre junho e agosto). Os albergues no centro da cidade costumam ser reservados com antecedência durante o verão, e algumas atrações podem fazer com que você passe horas na fila se você não reservar online.
Se você planeja visitar a Casa de Anne Frank, certifique-se de comprar um ingresso online antes de ir até lá. Tenha em mente que há um número limitado de ingressos disponíveis todos os dias. Se você desistir de comprar online, esteja preparado para esperar horas em uma fila que geralmente se estende ao redor do quarteirão.
Quando se trata de grandes museus, sua melhor opção é adquirir o I Amsterdam City Card . Isso oferece entrada gratuita para a maioria das delícias culturais da cidade, incluindo o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum e, claro, o Museu das Tulipas. Também inclui o uso ilimitado de transporte público durante a vigência do seu cartão.
3. As cafeterias são diferentes das cafeterias
Não é nenhum segredo que a cannabis é legal (com algumas restrições) na Holanda e muitos turistas migram para Amsterdã apenas para provar algumas das iguarias locais. Se você planeja participar, lembre-se de que a cannabis é ilegal na Holanda, a menos que seja comprada e consumida no local em uma cafeteria. E não presuma que todas as cidades têm as mesmas políticas de Amsterdã. Alguns municípios, especialmente perto das fronteiras com a Alemanha e a Bélgica, têm medidas que proíbem não residentes na Holanda de comprar cannabis em suas cafeterias. É possível que essas medidas sejam implementadas em breve em todo o país.
Mas, se uma xícara inocente de cafeína e uma fatia de pão de banana é tudo o que você procura, evite as cafeterias – esses brownies não são do tipo que você está procurando. Em vez disso, procure um café para obter sua dose de chocolate quente.
4. Tranque sua bicicleta… duas vezes
Se for alugar uma bicicleta durante a sua estadia – que é uma das melhores formas de explorar as cidades – certifique-se de sair da locadora com um cadeado resistente.
Normalmente, as bicicletas vêm com uma trava fixa que envolve a roda e também uma trava separada que você pode usar para prender o quadro a um poste ou bicicletário – tornar a bicicleta duas vezes mais difícil de roubar impedirá os ladrões que estão procurando fazer algum dinheiro fácil.
Nessa nota, se você ouvir “pssst, quer comprar uma bicicleta?” enquanto passeia pelas ruas, ignore o preço barato que eles oferecem – não vale a pena a consciência culpada de saber que você está andando por aí em um passeio roubado.
5. O Distrito da Luz Vermelha é relativamente normal durante o dia
Assim que o sol se põe, luzes vermelhas tingem a área e as ruas realmente ganham vida. Visite à noite para ver o distrito em toda a sua glória.
Durante o dia, é muito menos animado. Mesmo que as mulheres ainda batam nas janelas durante o dia, sem as luzes de néon iluminadas e a atmosfera agitada, é mais fácil ver que é um bairro real, onde pessoas comuns também vivem e trabalham. É uma das partes mais antigas do centro da cidade, com canais encantadores, igrejas históricas e construções tipicamente holandesas (por isso há uma proposta de mudar o Distrito da Luz Vermelha do centro para um novo “centro erótico” em outros lugares da cidade ).
6. Não tire fotos das mulheres no Red Light District
Mochileiros bêbados, considerem este seu aviso. Não é apenas incrivelmente rude tratar as mulheres nas janelas como animais de zoológico, mas tirar fotos de sua profissão provavelmente resultará em seu telefone nadando.
Confie em nós, se alguma das garotas pegar você tentando tirar uma foto sorrateira, há uma boa chance de que elas saiam de trás da janela, peguem seu telefone e o afoguem no canal próximo para lhe ensinar uma lição.
7. Não planeje apenas visitar Amsterdã
Muitas vezes, os viajantes planejam apenas tempo suficiente em seu itinerário na Holanda para explorar Amsterdã. Mas além dos cafés e do (sem dúvida dignos) Museu Van Gogh e da Casa de Anne Frank, há uma série de cidades repletas de charme tradicional holandês, muitas a menos de uma hora de distância da capital.
Afaste-se da represa turística e confira Haarlem, Utrecht, Maastricht ou Den Bosch, para citar alguns. É nesses lugares menos conhecidos que você descobrirá a Holanda além de seus estereótipos.
8. Os holandeses não são rudes, são apenas diretos
Os holandeses são conhecidos por serem extremamente diretos. Não leve para o lado pessoal, está na cultura deles falar exatamente o que está em sua mente sem morder a língua.
De ser brutalmente honesto a estender um simples ‘não’ sem explicação, você sempre saberá onde está com um holandês.
9. Compre um OV-ChipKaart (Cartão OV-Chip)
O OV-ChipKaart é o sistema de bilhetes de transporte público na Holanda e pode ser usado em todos os trens, bondes, ônibus e metrôs.
Você pode comprar um cartão de uso único se planeja usá-lo apenas uma vez ou um cartão anônimo se planeja viajar de transporte público com mais frequência. Basta fazer o check-in e check-out da sua viagem usando os leitores de cartão e recarregar quando necessário.
10. Cuidado com as ciclovias
As ciclovias podem ser implacáveis para os visitantes que são, na maioria das vezes, perigos para os ciclistas. Cuidado com as ciclovias designadas (que são pintadas de vermelho e marcadas com o símbolo de uma bicicleta), pois elas podem ser facilmente pisadas se você não estiver prestando atenção.
Se você ouvir o ding de sinos furiosos, saia rapidamente da pista – eles preferem bater em você do que parar.